terça-feira, 17 de abril de 2012

Evitando o desperdício

A alimentação é uma das maiores preocupações do nosso dia-a-dia. Comprar os alimentos certos e prepará-los de maneira adequada torna-se cada vez mais importante, diante das dificuldades econômicas por que passa não só nosso País, mas o mundo inteiro. A alta dos alimentos é gritante. Acredito que muitas pessoas têm aproveitado o armazenamento e economizado bastante nas compras, principalmente dos grãos. Mas isso não é tudo. Acredito que um dos hábitos que devemos incorporar ao cotidiano é evitar o desperdício. É aproveitar do alimento tudo que for possível e nunca jogar fora o que pode nos servir como fonte de nutrientes ou nos ajudar a alcançar uma alimentação equilibrada. Evitando o desperdício, os gastos com a alimentação podem ser diminuídos, e muito.
Mas o que é desperdiçar? Desperdiçar é desprezar os alimentos, tanto os que são oferecidos nos mercados a preços mais baixos – porque são de época – como os que já estão em sua casa esperando para ser preparados. Os alimento – frutas, verduras e legumes – podem ser usados na sua totalidade. Cascas, talos, folhas e até sementes, com freqüência desprezados, têm alto valor nutritivo, igual ou maior do que as partes que estamos acostumados a comer. Saber aproveitar os alimentos inteiros é passo importante para alcançar uma dieta equilibrada e para variar o cardápio. Não atire no lixo as partes dos alimentos que podem ajudar você e sua família a ter uma refeição mais completa, com tudo o que é necessário para o crescimento e a manutenção do corpo.
Com um pouco de boa vontade e imaginação, você poderá economizar muito na cozinha e transformar estas novas opções em pratos saborosos e nutritivos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;