Não há muito o que discutir: funcionários saudáveis produzem mais, faltam menos e geram menos gastos com plano de saúde. Mesmo que o empreendedor
não tenha grandes recursos para aplicar no bem-estar dos seus
empregados, há diversas atitudes que pode tomar para valorizar a saúde
da equipe. Confira dicas compiladas pela revista Inc.
1. Valorize o exercício físico. Transforme sua
empresa em um espaço ativo. Se você pode fazer reformas, considere
construir um espaço para armazenar bicicletas. Ou ofereça um vestiário
para os funcionários que queiram malhar na hora do almoço. Se não
consegue fazer mudanças estruturais, implemente um grupo de caminhada e
ofereça incentivos aos empregados participantes. Faça uma parceria com a
academia do bairro.
2. Informe. Almoços e seminários são oportunidades
para ajudar os funcionários a aprender mais sobre hábitos saudáveis.
Traga especialistas que possam ensinar receitas, como manter hábitos
saudáveis em viagens e maneiras rápidas de lidar com o estresse. Se você
dispuser do espaço, contrate um professor de ioga ou ginástica para
aulas na hora do almoço.
3. Invista em incentivos. Programas de incentivo
oferecem prêmios – financeiros ou não – aos funcionários que mantêm
hábitos saudáveis. Uma maneira de fazer isso é cobrir uma parcela maior
do plano de saúde dos funcionários que batem algumas metas, como taxa de
açúcar no sangue e pressão saudáveis.
4. Dê opções para aplacar a fome. No trabalho,
quando bate aquela fome, é fácil pegar o que está mais perto. Por isso,
ofereça aos empregados lanches como frutas secas, suco e nozes, no lugar
de refrigerantes.
5. Fique de olho na saúde mental. O estresse pode
estar ligado a doenças do coração, pressão alta e distúrbios do sono. No
trabalho, pode levar a ineficiência, insatisfação com a função e
faltas. Considere oferecer auxílio a funcionários que tenham problemas
financeiros, estresse ou depressão. E encoraje os empregados a fazer
pausas durante o dia para caminhar, conversar com um colega ou tomar um
ar fresco do lado de fora do prédio.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
bem estar no trabalho
5 dicas para promover o bem-estar no trabalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário