quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dicas de alimentação para a saúde do seu coração


Ter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante e fundamental para manter o organismo saudável e livre de doenças de todos os tipos, principalmente as doenças do coração.

Estas podem ocorrer devido a uma séria de fatores, dentre eles, a má alimentação e a falta de atividade física regular. Os bons hábitos alimentares, assim como a prática de exercícios físicos são importantes também no tratamento e na prevenção das doenças cardiovasculares, que não são tratadas e curadas somente com medicamentos e cirurgias.

Ao contrário de que a maioria das pessoas pensa, a alimentação saudável e adequada representa a maior importância no tratamento, cura e prevenção das doenças relacionadas ao coração, não tendo, então, eficácia o tratamento que não inclua a alimentação adequada a cada tipo de patologia.

Aprendendo sobre os diferentes tipos de gorduras:

SATURADAS: São aquelas que promovem o aumento dos níveis de colesterol. São encontradas principalmente nas gorduras das carnes (gordura animal), leite integral e seus derivados como o queijo, biscoitos recheados, croissants, tortas, sorvetes cremosos e azeite de dendê.

POLINSATURADAS: São aquelas que não promovem o aumento do colesterol desde que sejam consumidas cruas, sem o aquecimento ou usadas nas frituras. São encontradas em alguns óleos vegetais (soja, milho, girassol), e estão presentes também na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, truta, sardinha).

MONOINSATURADAS: Também não promovem o aumento do colesterol. Essas gorduras ajudam a aumentar o colesterol ‘’bom’’, o HDL,  e ajudam a reduzir o colesterol ‘’ruim”, O LDL. São encontradas principalmente no azeite de oliva, óleo de canola (cru), amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e castanha do pará in natura e abacate.

GORDURA TRANS: Outro tipo de gordura que aumenta o colesterol. A gordura trans causa o enrijecimento das artérias, prejudicando a passagem e o transporte do sangue.

Os alimentos ricos em gordura trans são as margarinas em tabletes de consistência dura, gorduras hidrogenadas utilizadas na preparação de sorvetes, chocolates, molhos prontos, doces industrializados, biscoitos recheados, maionese e algumas sobremesas cremosas, assim como a gordura hidrogenada utilizada também para frituras.

COLESTEROL: O colesterol presente nos alimentos interfere nos níveis de colesterol no sangue, porém, somente quando for encontrado em alimentos de origem animal. O consumo do colesterol presente nos alimentos não significa que a quantidade consumida aumentará diretamente os níveis de colesterol do sangue. Isso acontece somente se for consumido em grandes quantidades e no alto consumo de alimentos de origem animal.

TRIGLICERÍDEOS: É um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados pode estar associado ao alto consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (açúcar, mel, bolos, pães, doces em geral, chocolates, balas, refrigerantes, massas, tortas, fubá e farinhas). A bebida alcoólica também pode aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue e, portanto, deve ser evitada.

Dicas importantes para uma alimentação saudável:

1 - Inclua fibras na alimentação: cereais matinais sem açúcar, verduras, frutas legumes e leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico).

2 - Alterne carnes vermelhas com peixes e aves durante a semana, dando preferência sempre às carnes mais magras.

3 - Evite alimentos fritos e gordurosos, dando preferência aos alimentos crus e cozidos ou grelhados.

4 - Controle o consumo de massas, pães e cereais, evitando consumir dois tipos destes na mesma refeição. Exemplo: arroz com macarrão, batata com arroz, pão nas refeições como almoço e jantar.

5 - Tome bastante líquido durante o dia, e mantenha o organismo sempre hidratado, mesmo em períodos que não sejam de seca. Os líquidos, principalmente a água, são importantes em todos os momentos.

6 - Elabore sua refeição bem colorida e variada, tentando colocar nos prato os alimentos pertencentes a todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, fibras e sais minerais. A alimentação balanceada e equilibrada é muito importante e fundamental para o bem funcionamento do organismo.

7 - Utilize óleos vegetais em pequenas quantidades durante o preparo dos alimentos

8 - Aumente o consumo de frutas no seu dia-a-dia. As frutas são importantes para o bom funcionamento do intestino e são ótimas opções de lanches nos intervalos das refeições, pois são saudáveis, nutritivas e possuem baixas calorias, quando consumidas em quantidades adequadas.

9 - Evite o consumo de fast-foods e alimentos muito calóricos várias vezes por semana. Procure consumir esses alimentos, assim como doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas no máximo duas vezes por semana, deixando esse momento para os fins de semana.

10 - Pratique uma atividade física regular e faça com que isso se torne parte da sua vida e do seu cotidiano. A atividade física ajuda no combate de várias doenças, transforma o corpo, tornando-o mais saudável, fortalece ossos e músculos e acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo queime mais calorias, o que pode ajudar o emagrecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;