segunda-feira, 30 de abril de 2012 0 comentários

Confira 10 dicas para se manter saudável no ambiente de trabalho

Confira 10 dicas para se manter saudável no ambiente de trabalho Stock Images/Stock Images
A qualidade de vida depende muito da satisfação que as pessoas têm em sua vida profissional, mas hoje, muito mais do que dinheiro, as pessoas querem ser capazes de decidir seus rumos e de enfrentar seus problemas com autonomia e liberdade.

Essas são algumas das interpretações possíveis para os dados da pesquisa Índice de Bem-estar (IBE), que desde 2009 busca criar indicadores de bem-estar em Porto Alegre. Relação com o Trabalho e Autonomia e Liberdade são duas das 12 dimensões que integram a avaliação.

Na pesquisa realizada com 541 pessoas, os entrevistados responderam sobre sua satisfação com o ambiente de trabalho, a relação com os colegas, o reconhecimento dos superiores e o futuro dentro das empresas nas quais atuam. De modo geral, a nota dada para a relação com o trabalho foi 68,2.

A pesquisa apontou que a motivação e a satisfação com as oportunidades que surgem no trabalho são os aspectos mais relevantes. Outro ponto que ficou claro no estudo foi o trabalho auxilia na saúde mental.

Algumas atitudes simples no cotidiano profissional podem ajudar a elevar o bem-estar no escritório.

Confira 10 dicas valiosas

1. Mexa-se o máximo possível.
Vá receber o cliente ou paciente na porta, faça algumas tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano.
2. Atenção à postura. Muitas pessoas são acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada.
3. Traga a "quentinha" de casa. Se sua alimentação em casa for balanceada, levar a comida do jantar para o almoço pode ser uma boa opção, pois ajuda a limitar a quantidade de alimento ingerido (diferente de ir ao self-service diariamente)
4. Lugar de comer é na mesa. Comer em frente ao computador não é recomendável. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos.
5. Jamais pule o café da manhã. Pesquisas indicam que as pessoas que tomam um café da manhã saudável permanecem mais dispostas no restante do dia. Insira frutas ou sucos, cereais ou pães integrais, leite ou iogurte desnatado.
6. Evite excessos. Se você anda sentindo muito "sono" ou "preguiça" ao trabalhar depois do almoço, saiba que isso se chama alcalinidade pós-prandial. Sua circulação se dirige mais ao aparelho digestivo e o restante fica meio lento. Portanto, observe a quantidade que anda comendo, evitando o excesso que torna esse efeito maior.
7. Faça pequenos lanches entre as refeições. Mantenha seu metabolismo funcionando durante todo o dia, que vai ajudá-lo também a ingerir menor quantidade de alimentos nas refeições maiores, como almoço e jantar. Para isso, faça pequenos lanches entre as refeições, procurando alimentar-se a cada três a quatro horas.
8. Prefira os carboidratos em sua forma integral e em quantidade pequena. O excesso de carboidratos em um prato, principalmente sem proteínas, leva a um aumento da insulina muito rápido, e por isso pode ser seguido de fraqueza, além de favorecer o acúmulo de gordura abdominal.
9. Fique longe dos doces. A sensação de necessidade de algo doce pode ser por conta de uma privação de carboidratos integrais, como pães, arroz, batata, massas, que é a fonte energética preferida pelo corpo. Aí, quando o corpo necessita do açúcar, ele acaba pedindo na forma pura. Coma bem no almoço e fuja do quindim na sobremesa.
10. Opte por produtos que tenham níveis controlados de gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcar. Confira sempre a tabela nutricional e fique de olho na quantidade de açúcar e sódio contido nos alimentos industrializados.
0 comentários

5 dicas para promover o bem-estar no trabalho

Não há muito o que discutir: funcionários saudáveis produzem mais, faltam menos e geram menos gastos com plano de saúde. Mesmo que o empreendedor não tenha grandes recursos para aplicar no bem-estar dos seus empregados, há diversas atitudes que pode tomar para valorizar a saúde da equipe. Confira dicas compiladas pela revista Inc.
1. Valorize o exercício físico. Transforme sua empresa em um espaço ativo. Se você pode fazer reformas, considere construir um espaço para armazenar bicicletas. Ou ofereça um vestiário para os funcionários que queiram malhar na hora do almoço. Se não consegue fazer mudanças estruturais, implemente um grupo de caminhada e ofereça incentivos aos empregados participantes. Faça uma parceria com a academia do bairro.
2. Informe. Almoços e seminários são oportunidades para ajudar os funcionários a aprender mais sobre hábitos saudáveis. Traga especialistas que possam ensinar receitas, como manter hábitos saudáveis em viagens e maneiras rápidas de lidar com o estresse. Se você dispuser do espaço, contrate um professor de ioga ou ginástica para aulas na hora do almoço.
3. Invista em incentivos. Programas de incentivo oferecem prêmios – financeiros ou não – aos funcionários que mantêm hábitos saudáveis. Uma maneira de fazer isso é cobrir uma parcela maior do plano de saúde dos funcionários que batem algumas metas, como taxa de açúcar no sangue e pressão saudáveis.
4. Dê opções para aplacar a fome. No trabalho, quando bate aquela fome, é fácil pegar o que está mais perto. Por isso, ofereça aos empregados lanches como frutas secas, suco e nozes, no lugar de refrigerantes.
5. Fique de olho na saúde mental. O estresse pode estar ligado a doenças do coração, pressão alta e distúrbios do sono. No trabalho, pode levar a ineficiência, insatisfação com a função e faltas. Considere oferecer auxílio a funcionários que tenham problemas financeiros, estresse ou depressão. E encoraje os empregados a fazer pausas durante o dia para caminhar, conversar com um colega ou tomar um ar fresco do lado de fora do prédio.
terça-feira, 24 de abril de 2012 0 comentários

Dicas para Concurso

Garota Estudando ConcursoO sonho de passar no concurso público é uma sensação compartilhada por várias pessoas. Afinal, quem nunca desejou estabilidade profissional acompanhada por um belo contracheque?
Justamente por esses bons motivos que a concorrência por uma vaga no serviço público aumenta e a maratona para a sua conquista é tão árdua. É neste exato momento que a indecisão acaba se alojando nas mentes dos concurseiros e questionamentos que surgem de uma hora para outra, como:
“Estou bem preparado?”
“Como estudar?”
“Como passar na prova?”
“E se eu não for aprovado?”
“Será que vou conseguir?”
influenciam para o desânimo e a falta de esperança, que são outros dois grandes inimigos dos candidatos. Até porque, estudar para concurso tem seus altos e baixos. Às vezes a motivação cai e o candidato desanima. Não descarte a possibilidade disso acontecer com você, pois quase todos os concurseiros chegam em uma etapa de esgotamento mental e ausência de expectativas. Mas tome cuidado para não perder o ritmo! É hora de levantar a cabeça e não esquecer do seu PRINCIPAL OBJETIVO!
Sempre busque algo que o motive. Muitos colocam um cartaz bem grande no lugar que estudam, com o salário que ganharão se forem aprovados. Outros colocam fotos de locais agradáveis de se trabalhar, ou de coisas que trazem tranquilidade... e que eliminem a possibilidade do estresse afetar os estudos. Ache o que realmente te motive, e vá em frente! O seu futuro depende disso!
0 comentários

10 dicas para economizar combustível



O preço dos combustíveis está cada vez mais caro, vale a pena tomar alguns cuidados para economizar. Confira algumas dicas para fazer seu combustível render mais:
1-  Não ande com o motor em alta rotação. Consulte o manual do proprietário e verifique em qual rotação é atingida a força máxima e 1.000 rpm abaixo dela.
2-  Mantenha os bicos injetores desobstruídos, os filtros de ar dentro do prazo de utilização e as velas sempre em bom estado com folga do eletrodo de acordo com o manual.
3-  Andar com ar-condicionado ligado provoca desperdício de combustível, use apenas quando indispensável.
4-  Não transporte cargas desnecessárias no porta-malas, por esquecimento, pois exige mais do motor.
5-  Calibre semanalmente os pneus.
6-  Na estrada os vidros abertos e a bagagem na capota alteram a aerodinâmica do carro, gastando mais combustível.
7-  Não encha o tanque de combustível até a boca, uma parte do combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. O correto é encher só até quando o combustível atingir o bico da bomba, isso pode ser percebido quando o gatilho da bomba desarma automaticamente.
8-  Não rode com o tanque na reserva, pois essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.
9-  Não exagere nas acelerações e freiadas bruscas, retomando a velocidade com pressa, dirija com calma.
10-  Em carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Além de economizar dinheiro você estará contribuindo com a natureza, não gastando mais do que o necessário.
0 comentários

10 dicas para economizar água e ajudar a natureza

Economizar água é fundamental nos dias de hoje, pois se continuar com o grande desperdício ficaremos sem água doce em pouco tempo. Segundo estudos apenas 2,5% da água do planeta é doce e com o aumento cada vez maior da população mundial, esse número diminui cada vez mais. Fizemos uma seleção com 10 dicas para vocês economizarem e ajudar o nosso planeta e nossas futuras gerações.
 1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Na hora de escovar os dentes  escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga  verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.

4. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.

6. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).

7. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar plantas e jardins  no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
 
;